Home

18 de outubro de 2016 - 00:00

Aratu - Candeias

Inaugurado em 1975, Aratu-Candeias cumpre o papel de indutor do processo de desenvolvimento industrial da Bahia, viabilizando os dois principais polos do setor existentes no Estado: o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Polo Industrial de Camaçari.

Inaugurado em 1975, Aratu-Candeias cumpre o papel de indutor do processo de desenvolvimento industrial da Bahia, viabilizando os dois principais polos do setor existentes no Estado: o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Polo Industrial de Camaçari. Quatro décadas depois, o porto, “extensão descontinuada” de Salvador, é um dos mais importantes escoadouros da produção química e petroquímica de todo o país.
 
É, isoladamente, a unidade portuária do Complexo da Bahia com maior movimentação de cargas. Em 2014 foram 6,5 milhões de toneladas, a maior marca dos últimos seis anos e um crescimento de 12% em relação a 2013.
 
Sua área de influência se estende a Sergipe, Alagoas, Oeste de Pernambuco e Leste de Minas Gerais, operando com quatro terminais para a movimentação de granéis sólidos, produtos líquidos e gasosos. Essa estrutura permite Aratu-Candeias operar com grande variedade de produtos, movimentando simultaneamente minérios e produtos químicos.
 
Entre os principais produtos movimentados estão minérios de ferro, manganês e cobre,  uréia, fertilizantes, nafta, propeno, concentrado de cobre.