Home

30 de novembro de 2016 - 00:00

Demonstrações de fé e alegria marcam a 75ª edição da Festa de São Nicodemus

O Porto de Salvador sediou mais uma celebração em homenagem ao padroeiro dos trabalhadores portuários

A devoção de Ana Rita Brandão dedicada a São Nicodemus, padroeiro dos trabalhadores do Porto de Salvador, se renovou em mais uma edição da festa, realizada nesta segunda, dia 28. Mesmo aposentada da Codeba, ela faz questão de todos os anos sair de Lauro de Freitas e marcar presença na tradicional procissão. “Esse momento é de renovação da minha fé, de chamar por Deus, e, enquanto Ele me der vida e saúde, eu virei sempre”, declarou, emocionada.
 
O som da banda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia saudava os passos dos fieis vestidos de vermelho e branco, que seguiam em um cortejo animado, acompanhando os adornos, um deles com a imagem do padroeiro. Do Portão 1 até a Capela, São Nicodemus era saudado pelos navios atracados e funcionários do Porto ao longo do trajeto, que registravam o momento em fotos e filmes, e pediam as bênçãos ao padroeiro. O fim da procissão deu início a celebração da missa na Capela de São Nicodemus pelo padre Renato Minho.
 
“Essa é uma comemoração de muita devoção para homenagear o nosso padroeiro, renovar nosso pedido de proteção para todos da Codeba e das empresas que atuam nos Portos”, explicou a presidente da Comissão dos Festejos de São Nicodemus desse ano, Cristina Prates.
 
Ao final das atividades religiosas, o público participou da confraternização, com bebidas e caruru e acarajés, na área anexa à capela. “A fé da comunidade portuária em São Nicodemus é muito bem expressada por essa festa tão deslumbrante para São Nicodemus”, declarou o presidente da Codeba, Pedro Dantas.
 
Toda programação do Dia de São Nicodemus foi organizada por uma comissão de funcionários do Porto de Salvador, com apoio da Codeba, Tecon Salvador, Beiramar, J. Macedo, Serv Electrin, Mehlen, Columbia do Nordeste, BNL, Jaguamar, Agência Maritíma Lumar, Moinho Canuelas, Belov, Intermaritíma, Interagi, Suport e Socicam.
 
XXXIX Corrida Rústica
 
Como acontece há 39 edições da Festa, os funcionários da comunidade portuária participaram da Corrida Rústica, do Terminal Marítimo de Passageiros até a Capela. Na categoria feminina, a vitória ficou com Elizete Cardoso, representando o Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu (OGMOSA). “É uma brincadeira que eu gosto muito, já participo há três anos, e vejo que esse ano está melhor, com mais participantes”, declarou.
 
Entre os homens, o primeiro lugar ficou para Fábio da Silva, da empresa Lincons, que aproveitou para comemorar a sua terceira vitória de um total de quatro participações na corrida. “É maravilhoso ver o resultado, pois quem vence é quem trabalha, eu treinei muito pra isso”, concluiu.
 
 
Fonte: Ascom - Codeba