Home

16 de janeiro de 2017 - 00:00

Coleta seletiva da Codeba contribui para reuso de resíduos recicláveis

Soma-se ao impacto ambiental positivo o aumento da renda de catadores das cooperativas que recebem o material

No Porto de Salvador, foram selecionados mais de 7,4 mil quilos de materiais recicláveis desde a implantação do Programa Coleta Seletiva Solidária da Codeba, em janeiro de 2014. A iniciativa para garantir o aumento da renda de catadores de materiais recicláveis e reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários também acontece no Porto de Aratu-Candeias desde a mesma data, e no Porto de Ilhéus, em prática desde 2013.
 
Os profissionais atuantes nos portos contribuem com a Coleta descartando os resíduos nas lixeiras espalhadas pelo espaço físico, de acordo com a coloração específica para cada tipo: azul, para os resíduos recicláveis, passíveis de retorno ao ciclo produtivo, como papel, papelão, plástico, metal e vidro; cinza, quando são resíduos comuns, como matéria orgânica, papéis sanitários/engordurados/parafinados/carbono, recicláveis sujos.
 
Atualmente, os materiais recicláveis nos portos de Aratu-Candeias e Salvador são recepcionados pelos catadores da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) e os resíduos recicláveis do Porto de Ilhéus, para a Cooperativa de Resíduos Recicláveis Consciência Limpa (COOLIMPA).
 
Comissão
 
Em setembro do ano passado, a Comissão da Gestão de Coleta Seletiva Solidária da Codeba, criada em 2012, realizou uma atualização gerencial. Dentre as atribuições do grupo formado por empregados dos três portos estão a supervisão da segregação dos resíduos entre comuns e recicláveis, a realização de palestras de sensibilização, treinamentos de capacitação, dentre outras. A abertura de editais de habilitação para seleção de associações e cooperativas locais de catadores de materiais recicláveis também são feitos periodicamente pela Comissão.
 
"A implantação do Programa de Coleta Seletiva Solidária e funcionamento da Comissão para Gestão da Coleta Seletiva Solidária visam reunir as condições previstas na legislação para destinação aos resíduos gerados pela Codeba, eliminando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, disciplinando, assim, as funções de gestão desses resíduos", destacou coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Codeba, Itamar Trindade. 
 
Fonte: Ascom - Codeba