Home

17 de janeiro de 2017 - 00:00

Turistas desembarcam no Porto de Ilhéus na Lavagem de São Sebastião

A tradicional celebração pelo padroeiro dos estivadores acontece dia 18 esse ano, em função da chegada dos visitantes náuticos ao município

Esse ano, os mais de 4 mil turistas do navio de cruzeiro MSC Preziosa, que atraca a partir das 8h do próximo dia 18, no Porto de Ilhéus, terão a oportunidade de participar da tradicional lavagem da escadaria da Catedral de São Sebastião, um dos principais cartões postais do Centro Histórico da cidade. A mudança da data se deu por decisão coletiva dos organizadores do evento e da comunidade participante, alinhada com a chegada do cruzeiro.

A concentração se inicia às 10h, na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida 2 de Julho, contando com a presença de blocos afro, baianas, grupos de capoeira e populares. O cortejo segue pelas principais ruas do centro comercial até a praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes, quando devotos de todas as religiões se unem para homenagear o padroeiro dos estivadores com a lavagem simbólica da escadaria.

Para a gerente do Porto de Ilhéus, Bárbara Laudano, a mudança da lavagem, que tradicionalmente ocorre no dia 20, tem um impacto positivo para os visitantes e para dinâmica da cidade. "Os turistas têm a Catedral como um dos maiores pontos turísticos de Ilhéus, e participar da celebração potencializa esta experiência. Além disso, a chegada do cruzeiro traz mais dinamismo ao comércio local, com mais gente consumindo", pontuou.

A Prefeitura Municipal se prepara para recepcionar os visitantes que desembarcam na cidade, com entrega de folhetos e mapas ilustrativos sobre a festa e principais pontos turísticos da cidade. Uma ação coordenada vai regular e organizar a circulação dos táxis e vans devidamente cadastrados. 

Fonte: Ascom - Codeba