Home

23 de agosto de 2016 - 00:00

Valores olímpicos podem fazer a diferença na carreira profissional

Para coach, é possível adaptar lições do esporte ao mercado de trabalho.
Perseverança, disciplina e metas são importantes para obter sucesso.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram vários os exemplos de atletas vitoriosos que tiveram suas vidas pessoais marcadas por histórias de superação e força de vontade. E não é apenas no esporte que esses valores podem fazer a diferença. Segundo a coach de carreira Regina Damin, é possível adaptar os ensinamentos olímpicos na vida profissional e, assim, conseguir alcançar os objetivos desejados.

O assunto foi tema do "Quadro Sua Chance", da EPTVafiliada da TV Globo. De acordo com a especialista, assim como no esporte, para ser bem sucedido no campo profissional é necessário ter foco e valorizar o trabalho em equipe.

"O atleta não trabalha sozinho. Ele precisa ter um bom relacionamento com a equipe e contar com essa colaboração. No trabalho é a mesma coisa", comenta.

A coach também ressalta que é preciso traçar planos e criar estratégias."O profissional precisa ter metas.Ter claro onde ele quer chegar para conseguir os objetivos de trabalho", explica.

Perseverança
Mas, para que tudo isso funcione, a disciplina também é fundamental. A professora e campeã de salto com vara Aline da Silva conhece muito bem essa rotina e costuma ensinar para seus alunos a importância de ser perseverante. "Eles precisam ter foco. Precisam correr atrás, porque o caminho é longo", comenta.

A especialista em carreira Regina Damin concorda. Segundo ela, o sucesso no campo profissional está inteiramente relacionado com a maneira como se reage diante das dificuldades."Eu acho que está ligado a capacidade de perseverança, de resistir às adversidades", comenta sobre as conquistas no esporte e no mercado de trabalho.

Caminho até o sucesso
A professora Aline, que já participou de competições e treinos com atletas de alto rendimento como Thiago Braz, medalha de ouro no Salto com Vara na Olimpíada do Rio de Janeiro, reforça ainda que o aprendizado adquirido com os treinamentos deve ser levado em consideração. "A bagagem que a gente carrega desta vida toda no esporte vale uma medalha", observa ela.

Já para o ex-maratonista e presidente dos Corredores Unidos de Campinas, José Carlos da Silva, os benefícios do esporte são um legado para a vida.

"Com o esporte a pessoa começa a dividir os desafios com os amigos e outros colegas de trabalho. A gente só consegue as coisas trabalhando juntos", conclui.

 

Fonte: G1