Home

REUNIÕES DA DIRETORIA DO SINDICATO

DIRETORIA EXECUTIVA

Todas as terças-feiras, a partir das 9h, na Sede do SUPORT-BA.

DIRETORIA PLENA

Toda primeira terça-feira do mês, a partir das 17h30, na Sede do SUPORT-BA.

 

Composição da Diretoria atual 2014-2017

Diretoria Executiva

Presidente: Domingos Valdenir de Souza Barbosa
Vice-Presidente dos Portuários com Vínculo: Ulisses Souza Oliveira Junior
Vice-Presidente dos Portuários Avulsos: Adauto Oliveira dos Santos
Secretário Geral: José Luiz de Souza Bembem
Secretario de Administração e Finanças: Marcelo Fernandes Pereira
Sec. p / Assuntos Jurídicos e Saúde do Trabalhador: Robson Fonseca de Quadros
Sec. p / Formação e Comunicação: Pedro Emanoel Silva Santos
Sec. p / Assuntos Sociais e Aposentados: Jorge Manoel de Santana
 
Suplentes da Diretoria Executiva 
Pedro Santos Conceição
Florisvaldo da Silva Santos
Isaac Macedo Lima
Florisvaldo Santos Ferreira
Reginaldo dos Santos Evangelista
José Soares da Silva
Anderson SIlva Santos
Artur Castro Nery de Souza
                                    
Conselho fiscal (titulares)
Edson André de Jesus Coêlho
Solange Gomes Fernandes
Antenor Jacob Santiago Filho
 
Suplentes do Conselho Fiscal  
Ademário Mendonça Lima
Agostinho Moreira dos Santos
 
CONSELHO DE REPRESENTANTES EM ENTIDADES DE GRAU SUPERIOR (titulares):
Domingos Valdenir de Souza Barbosa
José Luiz de Souza Bembém
 
SUPLENTES DO CONSELHO DE REPRESENTANTES EM ENTIDADES DE GRAU SUPERIOR:
José Renato Inácio de Rosa
José Carlos Barbosa dos Santos Junior

Em decorrência da fusão da representação do Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários da Cidade do Salvador - SEASPCS, fundado em 19 de Junho de 1946, reconhecido pelo Decreto nº 1.402, considerado de utilidade pública por Lei estadual nº 1.173 de 21 de Setembro de 1959, com o Sindicato dos Portuários e Trabalhadores nos Serviços em Operações de Carga e Descarga do Porto de Salvador e dos Trabalhadores de Bloco do Estado da Bahia, sendo este último resultante da fusão do Sindicato dos Operários dos Serviços Portuários, fundado em 26 de Junho de 1933 e do Sindicato dos Carregadores de Cais e Armazéns do Porto da Bahia, fundado em 05 de Abril de 1924, todos Entidades Civis sem fins lucrativos, fica constituído o Sindicato Unificado dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado da Bahia (SUPORT - BA), cuja base territorial é igual ao território do Estado da Bahia, com sede e Foro em Salvador, capital do Estado, à Rua Miguel Calmon, nº 290, Ed. Belo Horizonte, 2º Andar, Comércio, Salvador - Bahia.

 

Baixe aqui o arquivo de Estatuto

O SINDICATO UNIFICADO DOS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS DO ESTADO DA BAHIA (SUPORT-BA), fundado em Assembléia realizada no dia 11 de agosto de 1995, foi fruto da unificação dos antigos: Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários da Cidade de Salvador, fundado em 19/06/1946 e do Sindicato dos Portuários e Trabalhadores nos serviços em Operações de Carga e Descarga do Porto de Salvador e dos Trabalhadores de Bloco do Estado da Bahia, sendo este último resultante da fusão do Sindicato dos Operários dos Serviços Portuários, fundado em 26/06/1933, e do Sindicato dos Carregadores de Cais e Armazéns do Porto da Bahia, fundado em 05/04/1924.

Recebeu a Certidão definitiva da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério dos Transportes em 16/07/1997, através do despacho publicado no Diário Oficial da União, Seção I, Página 15021, referente ao processo nº 46000.008273/95. A base territorial da entidade é o território do estado da Bahia, abrangendo toda a orla portuária.

A fundação do SUPORT-BA foi um marco na representação laboral portuária baiana, pois trouxe para o seio dos trabalhadores (as) a discussão da tese de “unificação para um maior poder representativo”.

Antes, eram os Sindicatos acima que representavam trabalhadores vinculados a CODEBA e avulsos de capatazia e bloco, separadamente. Todo o processo de unificação dos Sindicatos citados foi amplamente discutido entre os membros das diretorias da época e os trabalhadores de base.

Hoje, o SUPORT-BA representa avulsos e vinculados, não só a CODEBA, mas também, a todos que, de forma direta ou indireta, através do desempenho profissional, contribuam para o desenvolvimento da atividade portuária, como exemplo, os trabalhadores vinculados a uma série de empresas privadas que operam nos portos baianos.

A idéia não parou aí, a visão de unificação, de todos os Sindicatos da orla portuária baiana, continua, mais do que nunca, acesa. O SUPORT-BA tem participado de todos os acontecimentos que digam respeito aos portos baianos e brasileiros. Principalmente, discussões políticas, jurídicas e institucionais, fatores de extrema importância para os trabalhadores (as).

O SUPORT-BA também tem alcançado grandes conquistas para as categorias representadas, tanto na área política, na jurídica e na negocial. Além de estar engajado em grandes discussões nacionais (Federação Nacional dos Portuários), estadual e municipal.

Portuários, Estivadores, Arrumadores, Vigias Portuários, Conferentes, Consertadores, enfim, todos os valorosos companheiros de toda orla portuária baiana, continuam sendo convidados a participar da nossa idéia.