Home

24 de março de 2017 - 00:00

Projeto do SEST SENAT leva serviços gratuitos de saúde a trabalhadores portuários

Em três anos, o Saúde nos Portos já realizou mais de 40 mil atendimentos

Ação realizada em Maceió na útlima quinta-feira, 16 de março.

 

​Levar atendimentos de saúde gratuitos e de qualidade até os trabalhadores portuários e caminhoneiros que atuam próximo aos portos do Brasil. Esse é um dos principais objetivos do projeto Saúde nos Portos, organizado pelo SEST SENAT em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Lançado em 2015, o projeto já realizou mais de 40 mil atendimentos em todo o Brasil.

Para o primeiro semestre de 2017, a expectativa é passar por cinco portos organizados do país. Duas etapas já ocorreram: a primeira, em fevereiro, em Cabedelo (PB), e a segunda, realizada na última quinta-feira, dia 16 de março, em Maceió (AL). Além desses, a previsão é levar os atendimentos também para São Francisco do Sul (SC) e Vila do Conde (PA), ambas em abril, e para Santos (SP), em junho.

Durante a ação, os trabalhadores têm acesso gratuito a diversos serviços de saúde, como: verificação da pressão arterial, controle de IMC (índice de massa corpórea), teste de glicemia, vacinação, orientações de saúde bucal, de nutrição, fisioterapia, entre outros.  A meta é atender mais quatro mil trabalhadores até o final do primeiro semestre de 2018.

Isaias Mendonça da Silva foi um dos trabalhadores beneficiados pelo projeto em Maceió. Para ele, é muito importante ter essa facilidade no acesso aos serviços prestados. “Gostei muito do projeto. Foi a primeira vez que aconteceu uma ação social como esta aqui no porto”, destacou. 

A mesma opinião foi compartilhada por Marinelsa Florêncio, que ficou muito satisfeita com a iniciativa, pois “proporciona aos trabalhadores que possuem menos acesso, a oportunidade de terem atendimentos de extrema importância para a saúde”. 

Confira mais depoimentos de trabalhadores que participaram do projeto em Maceió:

Ângela Maria do Couto
“Muito importante. Vocês estão de parabéns! Estou a 31 anos no sistema e nunca tinha presenciado um projeto como este”.
 
Wagner Mendes
“Esse projeto, para nós, que trabalhamos de segunda a sexta e não temos como procurar um médico para nos orientar, é muito importante. Muito bom mesmo”.
 
Wellington Pedro dos Santos
“É muito importante. Foi a primeira vez que aconteceu esse projeto aqui no porto. E é a primeira ação deste tipo que participei. Gostei muito”.
 
Tiago Almeida
“Deveria ter mais vezes. Fiquei muito feliz com os serviços prestados. Uma oportunidade única de usufruir dos serviços”.
 
Genivaldo Ferreira dos Santos Junior
“Para a gente foi ótimo! Para pegar informações que não tínhamos e tirar o medo que algumas pessoas têm”.
 
Carlos Luiz Faustino de Lima
“É uma ação muito importante, principalmente, porque é a primeira vez que acontece aqui no porto. É bom, pois temos acesso a informações que não tínhamos conhecimento”.

Fonte: Sest Senat