11 de maio de 2017 - 00:00

Tecon Salvador registra resultados positivos no primeiro trimestre

Participação do terminal na safrinha do Vale do S. Francisco foi de 153% maior em relação ao ano anterior. Importações, cabotagem e movimentação geral também apresentaram alta.

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons, comemora os resultados positivos registrados nos três primeiros meses do ano. Em 2017, sua participação na chamada safrinha (produção gerada na entressafra) do Vale do São Francisco foi 153% maior em relação ao ano anterior e o terminal será responsável por escoar entre 25% a 30% da manga in natura produzida na região.

“O Tecon Salvador se consolidou na exportação de frutas do Vale do São Francisco. Hoje oferecemos soluções de logística customizadas para esse segmento, como a possibilidade de antecipar a chegada das frutas ao destino, garantindo um maior tempo de prateleira”, afirma Patrícia Iglesias, diretora Comercial do terminal.

As importações também seguem em curva crescente e tiveram um aumento de 39% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Em março, o crescimento foi 29%, comparado ao mesmo mês de 2016. Os números positivos são resultado da movimentação de cargas no segmento de Energia Fotovoltaica (32% acima do que em 2016), assim como borracha (22%) e fertilizantes (106%).

Já a cabotagem apresentou alta de 19% no trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e de 27% em março, em comparação ao mesmo mês de 2016. Os principais produtos movimentados foram químicos (49%) e arroz (12%).

Na soma total de todas as operações realizadas, o terminal registrou crescimento de 5% no volume no trimestre, comparado ao mesmo período de 2016.

Sobre o Tecon Salvador

Com 16 anos de atuação, o terminal é hoje uma das principais ferramentas de atração e retenção de investimentos para o estado da Bahia. Possui uma área de 118 mil m², com capacidade para movimentar 530 mil TEU por ano. Graças aos investimentos iniciados em 2000, que já totalizam R$ 300 milhões, o terminal tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres que escalam a Costa Leste da América do Sul, contando com aproximadamente 700 tomadas para contêineres refrigerados, além de capacidade e know-how para operar cargas de projeto. Com a ISO 9001, o Tecon Salvador recebeu, em março de 2016, a certificação internacional ISO 14001, que dá diretrizes para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Fonte: Federação Nacional dos Portuários