Home

24 de maio de 2017 - 00:00

PDZ do Porto de Ilhéus é aprovado pelos membros do CAP

Várias ampliações de áreas serão contempladas para melhorar as operações portuárias

Os membros do Conselho de Autoridade Portuária – CAP do Porto de Ilhéus aprovaram o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que segundo a Portaria No. 3/2014, é um instrumento de planejamento operacional da Administração Portuária, que compatibiliza às políticas de desenvolvimento urbano municipais, estaduais e regionais, visando o estabelecimento de ações e de metas para expansão racional e a otimização do uso de áreas e instalações dos portos, com a aderência ao Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP e respectivo Plano Mestre. A versão final foi apresentada pela Gerência de Desenvolvimento de Negócios (GDN) da Codeba, na 17ª. Reunião Ordinária do Conselho, realizada na última sexta-feira (19).


A pedido do CAP-Ilhéus alguns pontos foram retificados, complementados ou inseridos no PDZ e encaminhado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - MTPAC. Na apresentação o analista portuário, Deivson Sena, da GDN, mostrou que o Porto de Ilhéus será comtemplado por uma série de ações. Dentre os principais pontos, no curto prazo (4 anos), estão a inclusão de áreas não afetas às operações portuárias, que a Codeba irá licitar; áreas destinadas à apoio, com 5 mil m2, que serão disponibilizadas aos órgãos afins; a expansão de 43 mil2; investimentos no aprofundamento para 14 metros. A médio (10 anos) haverá o acréscimo de 100 mil m2. E a longo prazo (20 anos), a expansão de mais duas áreas de 44 mil m2 e 17mil m2.

A importância do PDZ e a relevância da Codeba em considerar as contribuições dos conselheiros foram ressaltadas pelo presidente do CAP-Ilhéus, Paulo Roberto da Silva, representante da Secretaria Nacional de Portos do MTPAC. “O PDZ é o instrumento técnico e legal, que disciplina, subsidia e direciona o planejamento integrado das políticas públicas voltadas principalmente para a melhoria da gestão, de acesso, infraestrutura, sustentabilidade e regularidade ambiental”, enfatizou. 

Paulo Roberto, que assumiu recentemente a presidência do CAP,  salientou que na sua gestão o Conselho pretende  contribuir com o crescimento e ser útil no resgate das potencialidades do Porto de Ilhéus. Ele disse que a prioridade é trabalhar para os consensos e interesses dos diversos parceiros. A carreira de Paulo Roberto foi desenvolvida na área de Gestão Pública, com experiência em direção, gerência e assessoria em órgãos da Administração Pública Federal, durante 40 anos. 


 

Fonte: Ascom - Codeba