Home

06 de junho de 2017 - 00:00

Instalação de novos dutos favorece operação de granéis líquidos no Porto de Aratu-Candeias

A execução da obra, a partir do contrato firmado com a Vopak, reduzirá o tempo da operação e a fila das embarcações que aguardam para atracação no píer

 

A Codeba assinou contrato que garante a instalação de dois dutos de 10 polegadas cada para interligar o Píer do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto de Aratu-Candeias até as instalações da Vopak, que realiza a movimentação e armazenagem desses granéis. A obra tem impacto positivo para Companhia, a partir da redução da fila de espera do Porto, como consequência dos ganhos em produtividade e eficiência que serão alcançados.

“A construção de duas linhas de maior diâmetro que as existentes hoje proporcionará maior desempenho do Terminal, melhoria da flexibilidade operacional e redução em 30% no tempo de operação dos navios na área da Vopak”, detalha o gerente do Terminal da Vopak no Porto de Aratu-Candeias, Álvaro Perez. Cada linha ocupará uma área maior do que 442 metros quadrados, com extensão de 737 metros e deve começar a operar no final de agosto.

“A diretoria da Codeba está receptiva a obras desse tipo, que favoreçam as operações nos portos públicos baianos e modernizem o sistema em vigor”, destacou o presidente da Codeba, Pedro Dantas.

A Vopak opera há mais de 20 anos no Porto de Aratu-Candeias, movimentando produtos químicos, petroquímicos, combustíveis, biocombustíveis, dentre outros. A empresa tem capacidade total de armazenamento de 105 mil metros cúbicos de granéis líquidos, distribuídos em 65 tanques e, este ano, movimenta, em média, 51 mil toneladas/mês de carga.

Fonte: Ascom - Codeba