Home

06 de junho de 2017 - 00:00

Codeba lança Agenda Ambiental com a proposta de uma atividade portuária mais sustentável

O documento será apresentado nesta terça, 6, e revela a preocupação com os impactos ambientais gerados nos próximos quatro anos

 
 

A Agenda Ambiental Institucional 2017-2020 da Codeba será lançada nesta terça, dia 6, pela Diretoria Executiva, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento segue até dia 8, com palestras, exibições de vídeos e apresentações teatrais, nos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.

Em sintonia com a missão da Companhia, de disponibilizar e administrar infraestrutura e serviços portuários com eficiência e responsabilidade patrimonial, social e ambiental, a Agenda deve ser parte integrante do Sistema de Planejamento Estratégico da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).

O rol de prioridades do documento inclui a promoção da Sustentabilidade Ambiental dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, o zoneamento das áreas portuárias, considerando a interação das atividades com o meio ambiente, e a estruturação do Setor de Gestão Ambiental, Segurança e Saúde no Trabalho.

“Com essa Agenda, a Codeba avança em mais uma mudança positiva, ao pautar as ações com foco na melhoria do desempenho ambiental dos portos públicos baianos”, detalha o presidente da Companhia, Pedro Dantas. Ele acrescenta ainda que a estratégia conta também com a implantação do plano de capacitação para a gestão ambiental, saúde e segurança no trabalho, por meio de ações educativas e treinamentos voltados para os empregados e gestores da Sede e dos três Portos.

A Agenda Ambiental deve ser rediscutida e revisada anualmente, em alinhamento aos Planos e Programas que integram o Plano de Controle Ambiental (PCA) de cada Porto, que, por sua vez, carecem da aprovação pelo Instituto Brasileiro Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


Programação da Semana do Meio Ambiente

Porto de Salvador
06/06 (terça-feira)
14h30: Abertura - Lançamento da Agenda Ambiental da Codeba 
15h: Palestra - Sustentabilidade - SENAI
15h20: Peça Teatral - SENAI
16h: Coffee break
16h30: Encerramento

07/06 (quarta-feira)
14h15: Abertura
14h30: Palestra - Controle de Vetores (Aedes aegypti) - Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Salvador

Porto de Ilhéus
07/06 (quarta-feira)
14h30: Abertura
14:45: Palestra - Mata Ciliar e Preservação dos Recursos Hídricos, com Marcos Rocha (empregado da CODEBA)
15:30: Apresentação de vídeo sobre recursos hídricos
16h: Encerramento

Porto de Aratu-Candeias
08/06 (quinta-feira) 
14h30: Abertura 
14h45: Palestra Recursos Hídricos, com Prof. Gustavo André Cabral, da UNIJORGE
15h30: Apresentação de Vídeo sobre recursos hídricos

Fonte: Ascom - Codeba